terça-feira, 23 de abril de 2013


Jogos como ferramenta na aprendizagem

Segundo Vygotsky, a brincadeira ação dominante na infância é o modo pelo qual as crianças expressam seus sentimentos, constroem e descontroem a realidade. O jogo, a brincadeira tem caráter fundamental no desenvolvimento de cada pessoa.

O jogo como ferramenta na aprendizagem

Sugestão para trabalhar com 4º e 5º ano

  • Relembrar com os alunos as brincadeiras que eles gostavam de brincar.
  • Formar grupos, cada grupo irá escolher uma brincadeira a qual deverá ser descrita. Caso seja um jogo, os participantes deverão descrevê-las.
  • Os grupos deverão trocar os textos e cada grupo irá desenvolver a brincadeira.
  • Após o termino da brincadeira cada grupo deverá entregar a sua produção ao professor, para que ele possa fazer comentários e interferências na escrita, como a substituição de palavras, repetições, o uso indevido de expressões comuns à fala como: “daí, aí, entre outras.

2 comentários:

  1. Bem interessante esta atividade.
    Gostei!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, colega Tânia!
    Teu blog está bem diversificado e com textos e sugestões de atividades excelentes!

    Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir